O que é Mindful Eating?




Mindful Eating é um termo do inglês que traduzido significa "comer com atenção plena".

Ele é uma vertente do Mindfulness, cuja origem remonta a práticas budistas muito antigas e que a partir dos anos 80 começou a ser usado como uma prática terapêutica pelo médico americano Jon Kabat-Zinn. Desde então, muito se estuda a respeito e várias vertentes se desenvolveram com o intuito de diminuir o estresse e a ansiedade, e de aumentar o foco e a qualidade de vida das pessoas em geral. 


Ser ou estar "mindful" é tudo que fazemos com um senso de presença no aqui e agora, sem expectativa. Pode ser caminhar, lavar a louça, sentar e meditar, ou comer.

É reparar na respiração, nas sensações corporais, nos sons, nas emoções, nos pensamentos... Encontrar uma âncora que nos ajude a notar o momento presente e não nos deixar seqüestrar pelos pensamentos incessantes e pelas histórias que criamos em nossa mente.


Ser mindful não tem nada a ver com "não pensar em nada" ou "esvaziar a mente" - pelo contrário, é observar como a mente está a cada momento, sem julgamento e sem fuga.

Neste sentido, se queremos focar no ato de lavar a louça, por exemplo, e nossa mente fica nos levando a uma conversa que tivemos ou para as mil coisas que ainda precisamos fazer, podemos, neste momento, notar o pensamento e em seguida nos dizer: "neste momento, escolho voltar a minha atenção para o ato de lavar a louça". Isto traz mais serenidade, foco e no final das contas, saúde emocional.


E o "Mindful Eating" aplica todo esse conhecimento para o ato de comer, nossa relação com a comida, assim como para nosso corpo, nossas emoções e pensamentos.


Ao treinarmos para estarmos mais e mais presentes no aqui e agora, refinamos nossa escuta interna e com isso nos tornarmos mais atentos ao que nos diz nosso corpo (quando paramos para escutar, vemos que ele fala conosco o tempo todo!) e suas necessidades reais (por comida, descanso, movimento...), às emoções presentes (que muitas vezes tanto dá medo de escutar - mas somente escutando-os que podemos nos curar) e que precisam de atenção para não comermos por tristeza, tédio, raiva, frustração... aos pensamentos e crenças (com relação a regras, dietas, nosso corpo, o que outros podem estar pensando etc.) que podem nos desviar de nós mesmos e nos ajudar ou ser um grande fator de sofrimento.


Além disso, aprendemos a reativar nossa intuição alimentar e ativar nossos sentidos. Dessa maneira, conseguimos não só perceber melhor nossos sinais de fome e saciedade, como desfrutar da comida plenamente. Isso nos permite sair do piloto automático e fazer escolhas mais conscientes e cuidadosas.


Resumindo: o Mindful Eating, ou Comer com Atenção Plena, tem como objetivo restabelecer a paz com nosso corpo e com a comida, para podermos reaprender a desfrutar deste grande prazer da vida sem culpa!


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