Como fazer pra ter uma alimentação saudável?



A primeira resposta que eu tenho pra dar é: tudo começa com as compras que você faz, com as escolhas relativas ao que trazer pra casa.

Faça boas escolhas e tenha sempre variedades em casa, tanto de perecíveis (comidas frescas como frutas, verduras, legumes) quanto de não perecíveis (arrozes, macarrões, leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha...). E tenha boas opções de lanche para você poder se acolher com carinho e qualidade quando bater alguma fissura.

A segunda resposta que me vem é parecida com a primeira: não tenha em casa o que você não quer comer. Se você quer adquirir novos hábitos alimentares, procure não reforçar os velhos. Pode parecer óbvio, mas sair do ciclo vicioso nem é tão fácil assim.

E essa é minha terceira dica: tenha paciência consigo mesmo. As coisas não mudam só porque a gente quer e pronto. Somos seres muito mais complexos - temos história, memória e emoções, e tudo isso tem vínculo com a comida também. É normal ter recaídas, carências...

Mas quanto mais você tiver opções boas para escolher em casa, mais fácil será substituir os velhos hábitos por novos, mais saudáveis.


Exemplo de coisas boas para se ter em casa:

- tenha sempre frutas, de preferência variadas, em casa. Elas são ótimas para começar o dia puras ou em forma de vitaminas e sucos, e também para o lanche da tarde, na hora que bater vontade de comer um doce ou ainda numa fome eventual à noite.

- tenha sempre bons temperos (e óleos/azeite!) em casa, como alho, cebola, sal, gengibre, shoyo e o que mais gostar. Pode parecer óbvio, mas se você quiser preparar algo gostosinho e só aí se der conta de que falta sal ou azeite é chato, né?

- boas opções de lanche saudável que você pode sempre ter em casa é: tapioca, aveia, ovos, batata, cenoura, abacate, tomate, bananas, tangerinas, biscoitos de arroz, crackers, pão integral congelado....

- outra coisa legal de se ter em casa que sacia e nutre são as manteigas vegetais, como manteiga de amendoim, o tahine (manteiga de gergelim) ou ainda manteigas de coco, de castanha de caju etc. Há muitas variedades hoje no mercado e também dá pra fazer em casa (desde que você tenha um processador)! Elas são uma delícia com frutas e/ou com melado ou ainda para incrementar um molho de salada e para passar no pão!

- se acostume a planejar uma refeição no dia anterior, para eventualmente já deixar uma leguminosa de molho, tirar algo do freezer, ver o que ainda há na geladeira ou se falta comprar algo para complementar. Não tem nada mais chato (e arriscado para uma boa alimentação!) do que só pensar no que fazer para comer na hora que bate a fome!

- uma boa pedida é sempre ter pastinhas e coisas para passar no pão (ou na tapioca ou cracker ou nos palitos de cenoura) na hora do lanche. Muitas vezes apelamos para um lanche industrializado porque é fácil, rápido (basta abrir um pacotinho) e tem sabor apelativo. Mas quem disse que não podemos ter opções deliciosas sempre em nossa geladeira, como pastinhas, queijos, manteigas, geléias etc. feitas por nós? Mesmo que você trabalhe muito e tenha pouco tempo, é tudo uma questão de organização!

- outra dica boa é cozinhar quantidades maiores de sopas e leguminosas para poder congelá-las em porções. Assim você sempre pode tirar um pote de sopa do freezer na hora do almoço a fim de ter uma sopinha gostosa à noite. Ou tirar um feijão de noite para o almoço do dia seguinte! Aí é só fazer um arroz e complementar com algum legume e já se tem uma refeição completa!

- a regra de ouro da alimentação saudável é comer mais "comida de verdade" - comida que veio direto da terra, e não passou por mil máquinas e que teve que receber um monte de aditivos para não apodrecer e para ficar apetitosa. Tudo que é industrializado, tem muitos ingredientes e tem longa data de validade - suspeite. Pode até ser uma exceção, mas não é o que te nutre de verdade.

- em geral a "comida de verdade" é a da qual ninguém faz propaganda: tangerina, banana, cenoura, abobrinha...

- e caso você não saiba mesmo por onde começar a organizar sua dispensa e sua geladeira, peça ajuda a alguém com mais experiência. Tem um monte de gente por aí que gosta de ajudar os outros!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
logo_sem_fundo_edited_edited.png
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon